11 98951.4844 [email protected]

O cérebro é uma parte importantíssima e um grande administrador do corpo. Ele cresce e amadurece, como fazem as mãos, olhos e estômago. Na verdade, ele demora mais do que a maioria das partes do corpo para “amadurecer”. Somente com aproximadamente 25 anos ele está maduro. Mas, independentemente do tempo de maturação, todas as partes do nosso corpo precisam ser constantemente treinadas e estimuladas.

O aprendizado também acontece com treino constante. Entender é uma coisa, fixar o conhecimento é outra. Algumas vezes alguém entende a teoria, porém ainda não está pronto para executá-la. É isso que acontece quando um aluno conhece a matéria, mas tira uma nota baixa na prova. O exame mostrou que faltou treinamento…

E como treinar o cérebro? Sabe-se que o estímulo acontece todos os dias e a todo momento. São “agulhadas” no corpo e nos sentimentos que fazem  o papel de estimular o órgão cerebral. “Agulhar” pode parecer ruim, mas não é sempre assim. Agulhadas ajudam a ficar alerta, atento, saudável e até protegido, como acontece com as vacinas. 

E as crianças?

O processo de aprendizado das crianças é mais significativo e rápido. Em condições normais, as crianças brincam, pulam, correm, escalam, rabiscam, sentem cheiros e sabores, veem objetos e pessoas diferentes; presenciam situações novas a todo momento. Tudo isso são as agulhadas que estimulam o cérebro. A palavra-chave é NOVIDADE. Quando a criança se depara com o novo ela aguça a curiosidade e a busca por saber mais. Com o tempo, esses pequenos exploradores passam a reconhecer ambientes, pessoas, situações e criam o seu próprio processo de interação. As crianças entendem o que é e quem é que traz bem-estar ou mal-estar. 

Alguns pensam no estímulo do cérebro como um fim, mas acredito que ele é um meio para aprender e ter uma vida mais equilibrada e feliz. Agulhadas são boas e necessárias. Finalmente, para um cérebro bem estimulado é essencial que haja oferta de novidades constantemente. Será que estamos oferecendo isso para nosso cérebro e para o cérebro dos nossos filhos?  

Certamente não. A situação atual é de reclusão e, portanto, pouca exposição. A cautela, o cuidado adicional aos hábitos de higiene, o uso de máscaras são essenciais e são um grande aprendizado. Por outro lado, com mais informações sobre o vírus, a forma como ele afeta as pessoas e como ele é transmitido, percebo que é possível buscar uma harmonia. O aprendizado pode ser mais estimulado e o retorno gradativo às atividades presenciais é positivo.  Não existe regra fixa. Cada caso e cada família pode, e deve, fazer o seu balanço buscando o novo equilíbrio entre proteção e aprendizado. 

Assim, convido a todos que conheçam a Potenciali online ou presencialmente. Atuamos com os devidos protocolos sanitários, estimulando cérebros, promovendo a convivência social e preparando os alunos para o retorno ao ritmo físico e emocional que serão exigidos pelas escolas num futuro próximo. 

Agulhadas positivas e estimulantes para cérebros em amadurecimento.